Fonte: Ojogo Online
EFICÁCIA BRACARENSE E INGENUIDADE ALVINEGRA EXPLICAM RESULTADO
O Portimonense regressou ao campeonato principal 20 depois da sua última presença, e quís o sorteio que a deslocação a Braga inaugurasse a temporada. Um regresso "amargo" ditado pela derrota por 1-3, no Estádio AXA frente ao clube da cidade dos arcebispos.
Litos apostou no 4-3-3, dando largura e profundidade à equipa através da velocidade e imprevisibilidade de homens como Ivanildo, Hélder Pelembe e Calvin Kadi.
O Sp. Braga teve algum ascendente inicial, embora só lograsse chegar ao golo à passagem do minuto 27 por intermédio do brasileiro Matheus, numa cabeçada sem quaisquer hipóteses para o guarda-redes Pedro Silva.
O Portimonense reagiu ao golo sofrido e por pouco não chegou ao empate, primeiro por Jumisse (grande defesa do guarda-redes bracarense Felipe), e depois por Pelembe.
Perto do final dos primeiros 45 minutos o Sp. Braga chega ao 2º golo por intermédio do brasileiro Paulo César na sequência de um rápido contra-ataque que acabou por descompensar a defesa alvinegra, desferindo um forte remate para o fundo das redes à guarda de Pedro Silva.
O golo do brasileiro surgiu numa fase em que o Portimonense encontrava-se dono e senhor do jogo na procura do empate. Ao intervalo o Sp. Braga vencia por duas bolas a zero. Um resultado lisonjeiro para a equipa bracarense face à produtividade de ambas as equipas.
No recomeço, Litos fez entrar o venezuelano Peña para a saída de Pedro Moreira. A aposta no venezuelano viria a revelar-se proveitosa, conferindo maior capacidade de construção de jogo ofensivo. O ponta-de-lança sul-africano Calvin Kadi viria a lesionar-se e obrigava a Litos a nova substituição entrando Pires para o seu lugar.
Fruto do ascendente do Portimonense no inicío da 2ª metade o golo alvinegro haveria de chegar aos 54 minutos na sequência de um livre sobre o lado esquerdo da área bracarense apontado pelo "capitão" Ricardo Pessoa, Elias desviou ao 2º poste para a baliza de um desamparado Felipe.
O golo com que galvanizou os alvinegros e partiram em busca do empate que poderia ter chegado por intermédio de Pelembe em jogada individual, e Pires a falhar o remate na cara do guarda-redes Felipe.
Aos 83 minutos o Sp. Braga sentenciou a partida chegando ao 3º golo por Leandro Salino, num lance em que primeiro Pedro Moita e depois Nilson não foram expeditos na abordagem ao lance que acabou por fixar o resultado final em 3-1 para os bracarenses. Até final tempo ainda para Peña em jogada individual desferir um potente remate que levava "selo" de golo.
Vitória justa do Sp. Braga, mas excessiva nos números face à excelente réplica oferecida pelo Portimonense que se mostrou uma equipa atrevida e nunca abdicando do ataque quando pela frente esteve um adversário forte, ou seja o vice-campeão português da temporada transacta.
Ficha de Jogo:
Estádio: Municipal de Braga (AXA)
Árbitro: Carlos Xistra
Árbitros Assistentes: Luís Marcelino e Jorge Cruz
4º Árbitro: Diogo Santos
Observador: Carlos Oliveira
Delegados: Pedro Nery e Francisco Freitas
Sp. Braga:
Felipe; Miguel Garcia, Moisés, Rodríguez, Elderson; Vandinho "capitão", Leandro Salino, Alan, Paulo César (85`Andrés Madrid); Matheus (80`Elton) e Lima (56`Luís Aguiar).
Suplentes não utilizados: Artur; Paulão, Silvío e Meyong.
Treinador: Domingos Paciência.
Portimonense:
Pedro Silva; Ricardo Pessoa "capitão", André Pinto, Di Fábio, Nilson; Elias (71`Pedro Moita), Pedro Moreira (46`Peña), Jumisse; Ivanildo, Hélder Pelembe e Calvin Kadi (50`Pires).
Suplentes não utilizados: Nuno Santos; Rúben, João Paulo e Lito.
Treinador: Litos.
Acção disciplinar: Cartões amarelos para Di Fábio (25`), Alan (28`), Moisés (36`), Hélder Pelembe (53`), Peña (68`), Miguel Garcia (79`) e Vandinho (85´).
Golos: 1-0 Matheus (27`), 2-0 Paulo César (44`), 2-1 Elias (55`) e 3-1 Leandro Salino (83`).
11 comentários:
Em primeiro lugar gostaria de destacar o bom jogo realizado pelo Portimonense, que não se remeteu à defesa e ao pontapé para a frente. Penso que Litos viu bem o jogo e mesmo nas substituições este bem ( a de Kadi foi forçada).
Notas positivas:
Pedro Silva - A jabulani deu-lhe algum trabalho no primeiro terço da partida mas defendeu sempre o que tinha defesa e só teve uma falha nuna má intervenção dentro da pequena área que acabou por não resultar em nada.
André Pinto e Nilson - André Pinto mostrou apenas alguma falta de entrosamento com Pedro Silva, o que é compreensível mas esteve bem em todos os lances que disputou. Quanto a Nilson, foi o defesa que procurou sempre sair a jogar com a bola, sem medo do um para um com os adversários, realizou excelentes intervenções e foi bastante criativo. Grande estreia na Liga Sagres. Pode revelar-se uma das surpresas da Liga, ainda para mais um lateral-esquerdo...
Jumisse, Pelembe e Kadi - Os três africanos não acusaram a estreia e jogaram de peito feito frente ao poderoso Sporting de Braga. Procuraram sempre a baliza e mostraram bons pormenores técnicos. O avançado que poderá faltar ao Portimonense, na minha opinião deverá ser alguém alto, possante, que desgaste os defesas e permita as entradas de pelembe, Kadi, etc.
Pena - Tem talento, magia e bons pés, só falta jogar mais para a equipa e não ser tão indidualista.
Ivanildo - Muito bom jogador, bom tecnicamente, rápido quanto baste, merece serm dúvida alguma o regresso à Liga e tem condições para jogar em equipas maiores.
Notas negativas:
Ricardo Pessoa e Di Fabio - O capitão esteve muitos furos abaixo do seu colega do lado esquerdo, Só surgiu em bolas paradas, uma delas deu o golo do Portimonense. Faltou-lhe qualidade no passe e apoio ao centro da defesa quando foi necessário. Enquanto Nilson estava em todas, Ricardo Pessoa parecia não ter atributos para contrariar os alas do Sporting Braga. Di Fábio falha claramente no primeiro golo, não é que tenha estado muito mal, mas erros daqueles pagam-se caro. Sabendo que Ruben pode fazer o lado esquerdo e João Paulo o direito, parece-me que se vier Valencia é mais para jogar no lado direito.
Pedro Moreira - será que jogou mesmo?
Elias - Marcou um golo, que mais se deve a Jumisse. Esteve mal em termos defensivos, falta-lhe força e velocidade. Paulo César consegue o golo porque os médios defensivos estavam a dormir em pé.
Pires - é incrível a falha diante de Felipe, nem chega a acertar na bola. Um ponta de lança ali era só encostar com calma que Felipe nem se mexia.
Momentos do Jogo:
Penalty não assinalado sobre Pelembe no início do jogo. Incrível como ninguém fala sobre este lance!
Perdida de Pires com a baliza escancarada que daria o 2-2.
Concordo em quase tudo o que o Pedro disse, menos no Di Fabio. Acho que esteve muito bem, ao ver a repetição do golo, quem estava a marcar o Matheus era o Elias e deixou-o fugir, o Di Fabio estava a marcar o Rodriguez e quando vê a bola vir para perto dele vai tentar emendar o erro do colega e depois ficou mal na foto.
Tem que se ver o começo da jogada e não o final, porque há jogadores que vão tentar ajudar o erro do outro e depois fica com as culpas. E também há aqueles que não vão ajudar para o colega ficar com as culpas em vez dele e ficar bem visto. Quem fazia isto era o grande Beto nos últimos anos no Sporting, foi preciso muito tempo para que as pessoas abrissem os olhos.
Gostei imenso do Jumisse, encheu o campo, pena não ter companheiros para ajudar no meio campo como o Elias e o Pedro Moreira que foram praticamente inexistentes, com a entrada do Pena foi logo outra coisa.
O Ricardo Pessoa já não vai apanhar a qualidade de alas que apanhava na Liga de Honra, é preciso ter cuidado.
Não gostei mesmo do Elias e o Pedro Moreira, do Pires, teve um falhanço hilariante e o Pedro Moita, foi inexistente e teve muitas culpas no 3º golo do Braga, visto no começo do lance ter podido ficar com a bola 2 vezes e perdeu-a com o corpo com um jogador bem mais pequeno, essa não recuperação de bola descompensou tudo, ninguém estava à espera e deu em golo.
Nas posições de Elias e Pedro Moreira, Litos tem o Aragoney, que é melhor que todos, no entanto não o levou para o jogo. Não etendei.
A falta sobre o Alan que dá o 1º golo do Braga também não existe, e disso também ninguém fala! E a pessima arbitragem do Carlos Xistra que quis ser protagonista logo no 1º jogo. Mas tirando isso e para as capacidades que tem o Portimonense fez um grande jogo de certeza que vai dar para contar pelos dedos de 1 mão quantas equipas vão jogar a Braga como jogamos.
Boas,
Concordo quase a 100% com a análise do Pedro.
Elias não me pareceu assim tão mal na exibição.Nota negativa também a entrada do Moita.Pouco ou nada trouxe á equipa.
Mas acima de tudo fica a exibição positiva e os elogios gerais por parte da imprensa.Equipa limitada mas competente.Acho que promete!!!
Só nos falta mesmo um estádio...
Abraço
V.E.
Tivemos 2 ocasiões só com o guarda-redes à frente desperdiçadas, enquanto que o Braga resolveu por lances individuais dos seus bons jogadores... o empate seria o resultado mais justo, mas já deu para ver que temos equipa, só achei o Di Fabio uma nódoa mas de resto temos um ataque fixe.
Gosto do Pedro Silva e até acho que fez um jogo equilibrado, mas não posso deixar de referir que o 3.º golo nunca poderia ter acontecido. Aquela bola, depois da falha do lateral - mal batido também - e daquele ângulo, só pode ser do GR.
De resto, concordo com a análise. Quando vi aquela perdida do Pires, percebi porque é que tem tido pouca margem para jogar neste início de campeonato...
O Nilson teve muitas culpas no 3º golo. A forma como deixa o jogador do Braga passar é mesmo à II Liga. Tem de melhorar para jogar na I. E também não consigo perceber como é que o André Pinto joga 2 dias depois de chegar da Lituânia e o Candeias não. Será porque o Rúben é assim tão mau que para este jogo não servia para jogar ao lado do Di Fábio?
O Pedro Moreira é mais um fetiche por ser do Porto, porque não é grande jogador. Acho que 10 por 10, tinha-se trazido o Rui Pedro, esse sim um miúdo cheio de classe e talento.
Curiosamente, gostava de ter visto mais adeptos do Portimonense a queixar-se da arbitragem, porque houve realmente casos para isso. Quero ver se contra outros clubes não se vão levantar aí milhares de vozes a dizer isto e aquilo.
Mas nem se notou o cansaço no André, que fez uma excelente partida, até foi dos melhores!!!
O Candeias não podia jogar ainda, dado ser agora jogador do Nacional, o que provocou o atraso na inscrição.
Só houve um grande caso na arbitragem, que foi o penalty não assinalado e está bem refernciado.
O Nilson foi apanhado completamente desprevenido após dois falhanços consecutivos do Pedro Moita. Não deves ter visto bem a jogada... E o Nilson nas alas esteve superior ao Ricardo Pessoa. Arriscou mais, bateu-se mais e foi menos batido que o colega do lado direito.
E começam as campanhas de conspiração: mas que clubes? se existirem más arbitragens critica-se, se forem boas aplaudem-se. Isto é válido para as restantes 15 equipas, mas que raio de clubes serão esses? Querem ver que existem clubes especiais? Será o Paços, a Académica, o Benfica ou o Rio Ave, entre todos os outros?
Outra vez o fetiche do Rui Pedro?
Por amor de deus... aquilo é que é o futuro número 10 da nossa selecção?
Se fôr estamos bem tramados...
O Nilson fez uma boa partida e teve azar no 3.º golo porque o ressalto sobrou para o adversário apesar de ter feito um sprint para compensar uma falha do Moita.
O Pedro Moreira, simplesmente não jogou, mas na pré-época vi o fazer boas partidas. Temos que dar uma hipótese ao miudo. :)
Pedro, sim, de facto o André Pinto esteve muito bem e pode ser que se exiba este ano em melhor plano do que aconteceu o ano passado. Era bom sinal para o Portimonense. Ainda assim, não compreendo o porquê do Rúben este ano não servir para titular, nem num jogo em que o seu concorrente directo (que não é melhor que ele) vinha de uma viagem tão longa. Critérios...
Essa do Candeias agora ser jogador do Nacional também tem graça, mas enfim. É que o Soares é do Porto e supostamente o atraso dos certificados deu-se com os dois...
Não houve só esse caso, não. E a entrada a matar do Luis Aguiar sobre o Peña, não era para vermelho? E nem amarelo deu! Não estou com teorias da conspiração, mas cá estaremos para ver se em certos e determinados jogos vai haver esta complacência para decisões erradas dos árbitros.
A única coisa que critiquei no Nilson foi a forma como se fez ao lance, acabando por ser totalmente comido. Terá de ter mais cuidado nas próximas abordagens. Vi bem o lance, sim, e sei o que estou a dizer. Estou a falar apenas da parte final, mesmo antes do avançado do Braga rematar.
Ruben, da minha parte não há fetiche nenhum com o Rui Pedro. Apenas sei que é um grande jogador, de grande classe. Se vai ser o futuro nº 10 da selecção? Não faço ideia, mas é muito bom jogador, tanto a 10 como a 2º avançado.
Quando ao Pedro Moreira, por mim pode ter todas as hipóteses do mundo, desde que isso faça bem ao Portimonense.
Enviar um comentário